No Colégio As Joaninhas, acreditamos que cada etapa do crescimento deve ser vivida com segurança, afeto e entusiasmo. Por isso, desde o início de abril, demos início a uma iniciativa pensada com muito carinho: a transição dos nossos meninos e meninas do Bibe Azul para o 1.º Ciclo.
Até ao final do ano letivo, as turmas do pré-escolar farão visitas regulares às salas do 1.º ciclo para participarem em atividades planeadas em conjunto por educadores e professores titulares. Cada desafio superado dá direito a um carimbo na caderneta da transição — um verdadeiro “passaporte” rumo à próxima etapa escolar!
As atividades abrangem diferentes áreas: desde o Português à Matemática, passando pelo Estudo do Meio, pela Educação Artística e até pelo recreio. E o objetivo vai muito além da aprendizagem académica:
“A meu ver, esta articulação entre o pré-escolar e o 1.º ciclo pode trazer vários benefícios, tais como: uma transição mais segura e tranquila; a redução da ansiedade face ao próximo ano letivo; a criação de vínculos afetivos com os colegas do 1.º ciclo e com os professores”, explica uma professora do 1.º ciclo do colégio.
Entre os principais benefícios desta iniciativa destacam-se:
-
A redução dos níveis de ansiedade perante a mudança de ciclo;
-
O fortalecimento da autoconfiança das crianças ao conhecerem o novo ambiente de forma progressiva;
-
O estabelecimento de laços afetivos com os futuros professores e colegas;
-
A criação de um ambiente de aprendizagem partilhada, onde os mais velhos se tornam modelos para os mais novos;
-
O reforço da responsabilidade e empatia dos alunos do 1.º ciclo ao acolherem os colegas do pré-escolar;
-
A valorização da articulação pedagógica entre educadores e professores, assegurando uma continuidade educativa.
Esta articulação permite que os mais pequenos comecem a conhecer os espaços, os professores e os colegas com quem vão partilhar os seus dias no próximo ano letivo. O ambiente é de descoberta, afeto e partilha — ingredientes essenciais para que a transição seja vivida com serenidade.
“Durante os momentos de interação, começaram a surgir laços de confiança, amizade e admiração entre os mais novos e os mais velhos. Os mais pequenos sentiram-se acolhidos e inspirados pelos colegas crescidos, vendo neles exemplos a seguir”, partilha a professora titular do 1.º ano.
Um dos momentos mais marcantes até agora foi a participação numa verdadeira aula de Português.
“Sentaram-se nas cadeiras dos mais crescidos, ouviram com atenção, participaram com vontade e sentiam-se verdadeiros alunos do 1.º ciclo. No final, ganharam o tão esperado carimbo no passaporte. Para eles, cada carimbo é recebido com um brilho especial nos olhos, como se fosse um tesouro.”
Ao longo destas visitas, há tempo para explorar mochilas alheias com curiosidade, mexer nos materiais com entusiasmo e, sobretudo, criar memórias felizes. Porque sabemos que crianças tranquilas são crianças mais motivadas e disponíveis para aprender — e é isso que queremos: que os nossos meninos e meninas entrem no 1.º ciclo com o coração tranquilo, a mochila leve e os olhos a brilhar.
Comentários recentes