Ao longo de várias semanas, todas as terças-feiras, a turma do 3.º ano lançou mãos à obra com um objetivo bem definido: angariar dinheiro para uma visita especial. Entre fornadas de bolachas, sorrisos e muito empenho, as crianças organizaram e dinamizaram uma venda semanal que rapidamente se tornou um sucesso dentro do colégio.
Mas o projeto ia muito além da cozinha. Cada família tratou de fazer o passe gratuito de cada aluno para poderem usar os transportes públicos – um passo importante na promoção da autonomia. No dia da tão esperada visita, o grupo saiu do Colégio de autocarro, apanhou o comboio e atravessou a ponte 25 de Abril com destino à capital.
Em Lisboa, brincaram num parque e viveram a inesquecível experiência do Quake – o Centro do Terramoto de Lisboa. Esta escolha não foi ao acaso: o tema da turma este ano é precisamente o terramoto de 1755, inserido no grande tema do Colégio “Marcos Históricos de Portugal”. De tarde, deliciaram-se com um almoço no McDonald’s – uma celebração merecida.
Este projeto permitiu às crianças desenvolver competências valiosas como a responsabilidade, a cooperação, a gestão de um orçamento e, acima de tudo, o orgulho por concretizarem um plano do início ao fim. Foi um verdadeiro exemplo de como aprender também se faz fora da sala de aula.
E se correu tão bem… quem sabe qual será o próximo desafio?
Comentários recentes