Huizinga (2014), celebre autor do clássico Homo Ludens: A study of the play-element in culture, refere que o jogo é uma atividade mais antiga que a própria cultura, existindo evidências da sua prática ao longo de toda a história da humanidade. Silva e Kodama (2010) corroboram esta ideia, destacando a presença do jogo na vida cultural de diversos povos, assim como a sua importância para as crianças, permitindo o desenvolvimento gradual de um vasto leque de competências. De acordo com a teoria de Jean Piaget, Linanza (2013) refere que o jogo é fulcral em qualquer atividade educativa, enquanto Prado (2018) salienta que a utilização de jogos em sala de aula, origina aprendizagens dinâmicas e sistemáticas. O jogo e as atividades lúdicas podem, de facto, potenciar aprendizagens diversas através de fatores motivacionais, que estão diretamente relacionados como o inconsciente do aluno. Estes ficam mais envolvidos na aprendizagem, apropriando-se do conhecimento de forma mais significativa. As oportunidades criadas, dependem do docente, uma vez que é ele que melhor conhece o seu grupo, sendo capaz de o caracterizar e posteriormente aplicar situações de carácter lúdico com a devida intencionalidade pedagógica. Tal como refere Moyles (2007), citado por Costa (2014, p.133), “devemos ter espírito aberto ao lúdico, para reconhecer a sua importância.” Em suma, embora nem sempre seja possível, o Colégio “As Joaninhas” orgulha-se de implementar, com regularidade, um conjunto de atividades lúdicas que permitem aos nossos alunos aprenderem e serem felizes a valer, enquanto jogam.
Sofia Lourenço, Professora de 1.º Ciclo e Educadora de Infância
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